Novidades

Especialidade de Cactos

Desbravadores a prova já foi marcada, será dia 14/07/13, os trabalhos devem ser entregues, o atraso gera diminuição da nota.

Especialidade de Cactos – EN 015
Um especialista é aquele que é perito no assunto, abaixo são apenas alguns requisitos que obrigatoriamente você deve saber, mas existem muitos outros conhecimentos que podemos aprender com os cactos. Os tópicos em vermelho deveram ser entregues no próximo domingo. Abaixo colocaremos alguns links importantes para melhorar seu conhecimento nessa área.
                 1.     Citar as principais características de um cacto.
2.     A qual família pertencem os cactos?
3.     O que são os espinhos presentes nos cactos? Por que os cactos apresentam essas estruturas?
4.     Mencionar três utilidades dos cactos ao homem e/ou ao ambiente.
5.     Em que região há mais quantidade de cactos? Por quê?
6.     Qual a diferença e a relação entre cactos e suculentas?
7.     Esquematizar um cacto e identificar suas partes.
8.     Conhecer e identificar, ao natural ou em fotografias, 15 espécies de cactos.
9.     Cultivar, pelo menos, duas espécies de cactos durante dois meses. (Entregar relatório)
10.   Preparar e consumir um alimento a base de cactos.

Acreditando que a maior dificuldade será no requisito referente aos cactos e suculentas e no item 10, referente ao alimento à base de cactos, vamos estudar um pouco sobre esses assuntos:

Item 6.
Para inicio de conversa, saiba da seguinte frase:
“Todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto.”
Vejamos algumas características de ambos:
**click nos Links disponíveis
As flores dos cactos:
As cactáceas têm flores lindas, desde muito pequenas, de 1 cm de comprimento como o Rebutia e o Mammilaria, até flores de mais de 35 cm, como no Epyphillum oxypetalum.
As pétalas são delicadas e com diversas colorações e nuances de tons.
Florescem esporadicamente durante o ano, mas principalmente nas épocas de calor, final de primavera até o final do verão.
O que caracterizam os cactos:
Os cactos, na grande maioria têm espinhos, alguns muito agudos e longos. Muitos também são cobertos de pelos.
As exceções da regra sempre devem ser citadas. Os seguintes gêneros não têm espinhos:
Os cactos não possuem folhas, as estruturas são chamadas de cladódios.
O único gênero dentre as cactáceas que possui folhas é Pereskia, de flores brancas ou rosa e folhas pequenas e brilhantes.

Flores nas suculentas:
As suculentas, conforme a família a que pertencem, também podem ter flores vistosas.
Por exemplo, o aloé-arbóreo (Aloe arborescens) da família Aspholedaceae, tem pequenas flores laranja em inflorescência tipo espiga, de belo efeito.
Todos com certeza conhecem a folha-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana), da família Crassulaceae, com suas belas inflorescências muito usadas para acabamento de canteiros.
Algumas suculentas, porém, tem flores de expressão ornamental secundária, como a espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata var.laurentii), da família Ruscaceae.
Muitas das suculentas florescem apenas ao atingir a idade adulta, como o agave americano (Agave americana) e o agave-dragão (Agave attenuata), ambos da família Agavaceae.

O que caracterizam suculentas:
Algumas suculentas podem ser armadas com espinhos, como o paquipódio (Pachypodium), da família Apocynaceae e a coroa-de-cristo (Euphorbia millii) da família Euphorbiaceae, que têm o caule suculento repleto de espinhos agudos.
Estas plantas têm látex também.
As plantas suculentas têm grande quantidade de líquido nos tecidos, caracterizando plantas com grande resistência à seca.
Este líquido poderá ser mucilagem com muita água ou uma espécie de líquido leitoso, com características tóxicas, podendo causar dermatite de contato.
Além destas, também cito outras plantas com tecidos suculentos com látex e espinhos, como os candelabros (Euphorbia trigona), (Euphorbia lactea) e (Euphorbia ingens), todas da família Euphorbiaceae.

NOTA: Só para esclarecer mais ainda, o fato de ter látex não quer dizer que seja uma planta suculenta.
As plantas da família botânica Moraceae têm látex mas não são assim classificadas. Um exemplo desta família é o tão conhecido
 figo (Ficus carica) que tanto apreciamos.
Como dá para perceber, são muitas as plantas que são consideradas suculentas, pertencendo a diversas famílias botânicas.
Duas plantas poderão pertencer à mesma família botânica, mas possuírem atributos bem diferentes. Isto porque a classificação botânica é feita pelas flores e sua morfologia, depois pelas folhas antes de qualquer outra característica de tamanho, habito e detalhes suplementares.


Item 10.
Existem diversos itens comestíveis a base de cactos, muitas reportagens sobre a ajuda do cacto no emagrecimento, porém acreditamos que a melhor maneira de cumprir esse requisito seja comer o fruto do cacto, um fruto realmente gostoso, que pode ser ingerido em um acampamento se possível  Existem vários frutos que podemos ingerir o ideal é ter um conhecedor do campo, para saber se o fruto pode ou não ser comestível.

Veja o fruto chamado “Pitaia".

5 comentários: